" Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda a criatura." Marcos 16:15.


Distrito de Girassol Município de Cocalzinho de Goiás - GO

Diocese de Anápolis

Adm. Pe. Paulo Ricardo







quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Jornada Diocesana da Juventude

Jornada Diocesana da Juventude teve participação de 2,5 mil jovens neste domingo,17

O Setor Juventude da Diocese de Anápolis, criado no ano passado e composto por jovens de diversos movimentos da diocese, reuniu cerca de 2.500 jovens na I Jornada Diocesana da Juventude, realizada durante todo o dia de domingo,17, nas dependências do Colégio São Francisco, no Bairro Jundiaí. O evento, que teve como objetivos básicos promover o intercâmbio entre os jovens dos mais diversos carismas da Diocese, a unidade dos projetos respeitando a diversidade observada em cada comunidade, compartilhar as experiências obtidas nas duas últimas Jornadas Mundiais (Alemanha em 2005 e Austrália em 2008) e preparar os jovens da Diocese para a Jornada Mundial da Juventude de 2011, em Madri, na Espanha.

A Jornada Diocesana da Juventude, explica Marcos Perícoli, coordenador para as Jornadas Mundiais no Setor Juventude, contou com a participação de caravanas provenientes das mais de quatro dezenas de paróquias e dos mais de vinte municípios que compõem a Diocese. A animação ficou por conta da Comunidade Católica Nova Aliança. O encontro teve ainda a presença do bispo diocesano Dom João Wilk, o responsável pela direção espiritual do Setor Juventude padre Walter Trautenberger, o convidado especial padre Cleidimar Moreira, além de outros padres, religiosos e religiosas, e representantes dos diversos carismas da juventude diocesana.

A abertura oficial da JDJ aconteceu na celebração da Santa Missa, às 9 horas, presidida pelo bispo Dom João Wilk, concelebrada pelos diretores espirituais do Setor Juventude.  Durante a Missa, foi feita a entronização da Cruz Peregrina dos jovens da Diocese, que está em visita às 43 paróquias diocesanas, levada pelos jovens, em preparação à Jornada Mundial da Juventude. Ao final da Santa Missa foi feito retrospecto histórico sobre as jornadas mundiais.

A programação, durante todo o dia, foi marcada por diversas atividades como ciclos de painéis sobre temas atuais e ligados à juventude (drogas e processos de recuperação, temas polêmicos na historia da igreja, sexualidade e afetividade, caminhos vocacionais),  dança, teatro, tenda de musica eletrônica, espaço de exposições das comunidades. Na oportunidade centenas de jovens puderam se confessar e ainda participação de momentos de orações na tenda de adoração ao Santíssimo Sacramento.

No período da tarde aconteceu momento de adoração e louvor conduzido pelo padre José do Prado e Comunidade Luz da Vida, de Goiânia (GO). Na sequência houve reza do terço da misericórdia conduzido pelas irmãs franciscanas da Divina Misericórdia, acompanhado de músicas alegres e dançantes. Em seguida padre Cleidimar Moreira iniciou palestra com o tema da Jornada Mundial da Juventude deste ano: "Bom mestre, que devo fazer para herdar a vida eterna" (MC 10, 17)

TEXTO RETIRADO DO SITE DA DIOCESE DE ANÁPOLIS

Um comentário:

  1. O Papa Bento XVI disse:
    Família, sociedade e paz
    A família natural, enquanto comunhão íntima de vida e de amor fundada sobre o matrimônio entre um homem e uma mulher,
    constitui "o lugar primario da "humanização" da pessoa e da sociedade", o "berço da vida e do amor".
    Por isso, a família é justamente designada
    como a primeira sociedade natural,
    "uma instituição divina colocada como fundamento
    da vida das pessoas, como protótipo
    de todo o ordenamento social".

    (Bento XVI, Mensagem, 1o. janeiro 2008)

    ResponderExcluir

Deixe aqui seus comentários, dúvidas, sugestões, etc.