" Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda a criatura." Marcos 16:15.


Distrito de Girassol Município de Cocalzinho de Goiás - GO

Diocese de Anápolis

Adm. Pe. Paulo Ricardo







A IGREJA PROÍBE O SEXO?

___________________________________________________________
___________________________________________________________________

REFLEXÃO


A IGREJA PROÍBE O SEXO?


A Igreja proíbe o sexo?
A esta pergunta faço três outras: “quando, como e onde?”.
O sexo como coroamento e concretização do amor conjugal dentro da benção matrimonial jamais poderia ser reprovável, ao contrario é um dever e um direito que cada cônjuge possui. “o marido cumpra o seu dever conjugal para com a sua esposa e a esposa faça o mesmo com o marido. A esposa não é dona do seu próprio corpo e sim o marido. Do mesmo modo o marido não é dono do seu próprio corpo e sim a esposa (ICor 7, 3-4)”
Por outro lado fora desta benção que torna os esposos sinal do amor de Cristo pela Igreja, aquilo que deveria ser fonte de alegria e realização se torna causa gravíssima de condenação. Por isso o sexo fora, ou antes do casamento é pecado.
O sexo conforme a ordem natural estabelecida por Deus e expressa simbolicamente na própria anatomia do homem e da mulher. Ou seja aquela complementariedade física e afetiva que os tornam uma só carne e frutifica na geração dos filhos nunca será proibido pela Igreja. Mas aquela relação sexual que denigre, banaliza o sexo ou não respeita a dignidade do outro. Ou aquela relação que visa apenas o prazer, ou é desconforme a natureza humana tornam a relação sexual um pecado tão grave que clama ao céu. É o caso da prostituição, das relações homossexuais, sexo oral ou anal.
Quando realizado naquele recolhimento e modéstia que exige a intimidade dos cônjuges e exclusividade das suas relações sexuais jamais a Igreja irá intervir negativamente. Agora quando aquilo que deveria ser um momento de profunda intimidade dos esposos é tornado publico seja por meio de imagens, sons ou gestos que instrumentalizam a sensualidade humana e a torna objeto de um prazer egoísta, pecaminoso e malicioso não apenas se torna reprovável como é algo repugnante até mesmo aos olhos dos demônios dizia um santo. Este é o caso de imagens pornográficas, coreografias sensuais e de musicas libertinas.
Portanto a Igreja não proíbe o sexo ela em nome da Verdade – de Cristo e do Evangelho – condena aquelas relações sexuais fora do matrimônio, desconforme a natureza humana e quando é deslocada da intimidade dos esposos e posta como mercadoria do prazer egoísta de pessoas psicológica e espiritualmente enfermas.
Como vencer as tentações do demônio e as investidas dos meios da atual cultural que promove o sexo livre a qualquer custo e de qualquer jeito?
Primeiro é preciso uma atitude de constante vigilância que permita reconhecer e reprovar qualquer pensamento, palavra, imagem ou sons impuros.
Em segundo lugar fugir de todas as ocasiões que favoreça o contato com o pecado.
É preciso ter muita humildade pra reconhecer-se fraco e incapaz de vencer sozinho a estas tentações por isso recorrer arrependido sempre que cair ao sacramento da Confissão. Procurar ardorosamente a Eucaristia seja dentro ou fora da Missa. Na Missa comungar sempre que puder nesta intenção: de se manter-se puro seja como solteiro ou como casado. Fora da Celebração Eucarística, procurar fazer visitas a Eucaristia e se dedicar a adoração.
Por fim encomendar-se a Virgem Maria e a São José consagrando-os a própria sexualidade e pureza.
Faça e verá se virá de Deus a graça!!!
Deus os abençoe+++
Diác. Jacob do Nascimento.