Jornada Diocesana da Juventude teve participação de 2,5 mil jovens neste domingo,17
O Setor Juventude da Diocese de Anápolis, criado no ano passado e composto por jovens de diversos movimentos da diocese, reuniu cerca de 2.500 jovens na I Jornada Diocesana da Juventude, realizada durante todo o dia de domingo,17, nas dependências do Colégio São Francisco, no Bairro Jundiaí. O evento, que teve como objetivos básicos promover o intercâmbio entre os jovens dos mais diversos carismas da Diocese, a unidade dos projetos respeitando a diversidade observada em cada comunidade, compartilhar as experiências obtidas nas duas últimas Jornadas Mundiais (Alemanha em 2005 e Austrália em 2008) e preparar os jovens da Diocese para a Jornada Mundial da Juventude de 2011, em Madri, na Espanha.
A Jornada Diocesana da Juventude, explica Marcos Perícoli, coordenador para as Jornadas Mundiais no Setor Juventude, contou com a participação de caravanas provenientes das mais de quatro dezenas de paróquias e dos mais de vinte municípios que compõem a Diocese. A animação ficou por conta da Comunidade Católica Nova Aliança. O encontro teve ainda a presença do bispo diocesano Dom João Wilk, o responsável pela direção espiritual do Setor Juventude padre Walter Trautenberger, o convidado especial padre Cleidimar Moreira, além de outros padres, religiosos e religiosas, e representantes dos diversos carismas da juventude diocesana.
A abertura oficial da JDJ aconteceu na celebração da Santa Missa, às 9 horas, presidida pelo bispo Dom João Wilk, concelebrada pelos diretores espirituais do Setor Juventude. Durante a Missa, foi feita a entronização da Cruz Peregrina dos jovens da Diocese, que está em visita às 43 paróquias diocesanas, levada pelos jovens, em preparação à Jornada Mundial da Juventude. Ao final da Santa Missa foi feito retrospecto histórico sobre as jornadas mundiais.
A programação, durante todo o dia, foi marcada por diversas atividades como ciclos de painéis sobre temas atuais e ligados à juventude (drogas e processos de recuperação, temas polêmicos na historia da igreja, sexualidade e afetividade, caminhos vocacionais), dança, teatro, tenda de musica eletrônica, espaço de exposições das comunidades. Na oportunidade centenas de jovens puderam se confessar e ainda participação de momentos de orações na tenda de adoração ao Santíssimo Sacramento.
No período da tarde aconteceu momento de adoração e louvor conduzido pelo padre José do Prado e Comunidade Luz da Vida, de Goiânia (GO). Na sequência houve reza do terço da misericórdia conduzido pelas irmãs franciscanas da Divina Misericórdia, acompanhado de músicas alegres e dançantes. Em seguida padre Cleidimar Moreira iniciou palestra com o tema da Jornada Mundial da Juventude deste ano: "Bom mestre, que devo fazer para herdar a vida eterna" (MC 10, 17)